terça-feira, 19 de julho de 2011

simplesmente mais um Dia de Faina

A semana andava esquisita, o vento ora vinha bruto, ora desaparecia. O calor era mais que muito. Que faço, pergunto-me eu durante quase toda a semana (para variar). Vou analisando as previsões, 6ª de noite tá bom, Sábado durante o dia também, e durante a noite mais ou menos. Que faço??? Para o dia de Sábado o convite do amigo Salvador numa incursão a Espanha não me animava, tá muito calor e o tipo de pesca a realizar não está nas minhas "modas". Para 6ª à noite é impossível ir, a festa de final de ano do miúdo atrasa-me as contas e as motas chegam para a 30ª concentração (tenho de ir matar o bichinho). Sobra Sábado à noite, que apesar das previsões não serem as melhores decido arriscar. O dia começa com um viagem a casa dos meus pais, o meu pequenito ficará ali a passar o fim de semana...praia, brincadeira com fartura e avós babados, conhecem alguma conjugação melhor para uma criança? De regresso a casa, almocinho com a Maria e toca a dar-lhe boleia para também ela desfrutar dos prazeres do sol Algarvio na companhia de algumas amigas (corte e costura com fartura hehehehe). Finalmente chego a casa, arrumo a bagagem, e aí vai ele. Paragem obrigatória na loja para carregar de isco e de algum acessório que faz sempre falta. Uma mini SB para despertar e ala que se faz tarde. Passado algum tempo chego ao pesqueiro e fico espantado, tá vazio!?!?!? Será do vento de SW e das previsões para a noite??? Será que não tem dado nada?? Espero pelo cair do dia pois normalmente o vento vai abaixo. Recebo um telefonema e um dos colegas que era para ir comigo... não tem transporte e assim não vai conseguir vir (se tivesse dito antes, não ficava em terra). Após alguns lances já tinha gasto uns 15 ralos e as medalhas eram mais que muitas, tudo de volta à água, até o caranguejo conseguiam desfazer...Ai mãe....Tudo corria mal... Faço uma pausa, meto uma sandes no bucho, bebo outra mini SB... à medida que o sol perde força o vento começa de desvanecer, entretanto chegam mais dois colegas, já com pouca luz meto de novo a bóia a trabalhar... já tenho companhia, o vento "morreu" por completo, a maré tá de feição, só falta o peixe....e de repente aí está ele... Peixe como deve ser e tudo se começa a compor. Lance aqui, lance ali lá vai saindo um peixe ou outro como deve ser, intercalado com alguns peixes devolvidos, entretanto ferro um peixe esquisito... "mas que trabalhar é este...que raio, será algum peixe maior pela barriga?" Eram os meus pensamentos, desço para perto da água e já com a bóia a bater na ponteira meto a luz na água, era um sacana dum safio que não se fez esquisito a meter o dente no caranguejo. Toca a fazer nova montagem pois esta já vinha mais roçada que roçada. Assim se foi passando mais uma excelente Faina, sempre com muita rizada, com muita alteração de montagens, com muita alteração de iscadas e muita alteração de poiso...Os sargos e as bailas assim o pediam, entretanto chegava entretanto a tal hora.Toca a reunir todo o material espalhado por ali fora... Mais uma vez tudo se fez para: 
Apanhar uns peixes +  Renovar o espírito + Conviver + Ir e voltar com saúde = DIA DE FAINA
Grande abraço e até ao próximo Dia de Faina!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário