Foi no dia 24 de Maio de 2007 que integrei mais uma saída de pesca organizada pelo meu amigo José Salvador, onde compro praticamente todo o material e isco. Desta vez a saída estava marcada para a zona de Sagres e a bordo de um de melhores barco onde já meti os meus pezinhos, o MV José Batista.
Com saída marcada para as 6:00Am (o que me obrigou a levantar bem cedinho…) lá arrancámos nós em direcção a ESTE. Passado uns 30 minutos já estavamos a largar ferro, a excitação era muita pois para a maioria dos pescadores do Algarve, Sagres é a meca da Faina. Assim que as pescas começam a chegar ao fundo começam a sair os nossos amigos mais indesejáveis, ou seja, andorinhas, garoupas, etc etc, o normal quando se fazem poitadas em pedra rija, mas também foi sol de pouca dura. As safias e os besugos de bom porte começaram a aderir, e o pesqueiro começou a fazer-se. Para além destes peixes, entraram também bons carapaus brancos, as bicas (duas delas bem grandes) e dois parguetes. Enfim ia sempre pingando peixe.
Já com os baldes bem compostos, alguns elementos que só pensam em "muito peixe" começaram logo "Vamos mas é à procura de outro mar", "Vamos mas é para sitios mais fundos", erro que às vezes costuma dar maus resultados, mas enfim o mestre lá lhes fez a vontade. Partimos então mar a dentro onde iriamos fazer uma poitada numa fundura a rondar os 60 metros, pois muita gente pensa (e mal) que quanto mais fundo maior é o peixe. Chegados ao pesqueiro toca a por anzois de molho, eu por acaso como não estava nada satisfeito de ter saído de um sitio onde havia peixe, então em vez de pescar optei antes pela sandocha e ficar na espectativa. Decisão que se veio a verificar ser a mais acertada. Para provar a teoria "errada" de muita gente, só sairam safias e choupas minorcas e bogaria com fartura, é então que o pessoal verifica que foi uma má decisão e pedem ao mestre voltámos mais para terra. Ele nada contente (claro) lá acedeu e depressa chegamos a um novo pesqueiro, este sim o melhor de todos, tão bom que deu para o resto do dia.
Era um pesqueiro daqueles que só dá bons peixes e algumas linhas partidas…..
O J.Salvador teve um "peixinho"que devia ser "daqueles". Ele só dizia: "Este vai-me levar tudo, este vai-se embora, epá até dá pena…." isto enquanto tudo fazia para tentar apenas "descolá-lo" do fundo, mas o esperado aconteceu, e lá se foi embora aquele que seria o bicho do dia com metade da madre, anzóis e chumbada
…. Eu e outros também tivemos alguns estralhos partidos, mas é mesmo assim, quem pesca "fino" arrisca-se a estas coisas. Já no final do dia fui então brinadado por um dos peixes que mais gozo nos dá, um belo Sargo Veado que acusou na balança bem perto de 2.9kg.
Resumindo e concluindo: uma boa "teca" de peixe, onde se inclui o Sargo-Veado, uma bica(1.5kg) e uma bela Safia (900gr), um dia EXCELENTE que espero repetir.
Eu e o J.Salvador com o menino do dia
Não gosto muito de fotos em casa, mas ontem andava tudo muito ocupado para tirar fotos, então não me restou outra alternativa.
Sem comentários:
Enviar um comentário