segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A última prova 2008

Pois é meus amigos, no passado domingo dia 16 de Novembro decorreu a terceira e última prova do nacional da 2ª Div. de pesca embarcada. O dia começa com muito frio e a conversa hatibual. Para esta prova calhou-me um dos piores barcos para este tipo de prova, um catamaran. Embora tenhamos muito espaço para pescar, estes barcos são muitos pesados o que os torna muito lentos e de dificil ancoragem, facto que se veio a verificar. O vento forte de Leste e a vaga de Levante tornaram a viagem horrivel, levando-me mesmo quase a vias de facto, o que seria a primeira vez na minha vida. Após fundearmos a coisa lá se compôs e cada ocupou o seu lugar. O peixe não era muito mas sempre ia dando um ar de sua graça. Após o peixe falhar veio ao de cimo o que dizia em relação ao barco. Com o mar que estava, o mestre aconselhou-nos a não levantar ferro pois iriamos perder muito tempo, e assim foi a prova toda. Ora dá cabo, ora puxa cabo, mas sempre sem sair do mesmo sitio. No primeiro e segundo tempo ainda fui tirando uns peixes, mas no terceiro…foi mesmo para esquecer. Numa hora e quarenta minutos apanho apenas duas safias e tudo fiz para sentir peixe. Montagens finas, com reflectores, sem reflectores, lances para a esquerda, para a frente, para a direita, fio esticado, solto, chumbada de cores, rapando, pescando a prumo…nada servia, não havia ali peixe, fazer o quê??? Cheguei mesmo a estar deitado a curtir o sol e à espera que algum peixe se fosse "enforcar" nos meus anzois.
Enquanto isto havia pessoal que tinha dado com um buraquinho de peixe e eram uns atrás dos outros. Um colega chegou mesmo a fazer 17 peixes válidos na útlima hora, o que o levou do fundo da tabela para os primeiros lugares, assim tornava-se dificil para mim. Tudo fiz para obter um melhor resultado, mas não foi possivel. Acabei por fazer um 4º lugar da minha embarcação, posição que em principio me dará a 18ª posição da geral em 48 atletas(contas não oficiais) e consequente manutenção na mesma divisão. Para subir de divisão necessitava de ganhar o meu barco, ou então fzer um 2º lugar de boa pontuação. No fim disto tudo estou contente tendo em conta que dos 48 atletas, 10 sobem, 10 mantêm e os resto, ou seja 28, descem para a 3ª Divisão. Para quem começou o ano passado, nada mau! 
Continuo a pescar da mesma maneira, pesco nas calmas, sem stress e verdadeiramente na descontra. Continuo a repugnar os "jogos de bastidores" que se calhar até me levariam a uma melhor posição, mas como a pesca para mim tem outro sentido, continuo na minha de pescar, aprender, e sobretudo conviver. Tendo também em conta que a maioria do pessoal que compete já o faz à bastante mais tempo que eu e que muitos pescam de barco mais vezes em 3 meses que eu num ano inteiro, só posso estar satisfeito comigo mesmo. Para o ano lá estarei de novo, para mais umas pescas, para aprender mais qualquer coisa e sobretudo para me divertir e conhecer/conviver com o pessoal. Até lá, um cumprimento ao pessoal do meu clube, CPND Albufeira, e aos amigos dos outros clubes, que não vou mencionar nomes mas que eles sabem quem são! ABRAÇO AMIGOS DO REINO DOS ALGARVES!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário