quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Uma safia vale tanto…

Domingo, 22 de Novembro de 2009, dia de todas as decisões!!! A final do campeonato nacional de clubes está aí! Encontro marcado para as 5.15 com a restante equipa! O ânimo é geral, e à equipa junta-se o presidente do CAP Faro, Sr. Mário, e o nosso colega e amigo Eduardo Sousa (mais conhecido por coquilhaman ). Lá arrancamos para a marina de Vilamoura, local onde se iria realizar a dita prova. A final seria disputada pela Companhia dos Mares (Setúbal), pelo CAP Faro (Algarve), Cavaquense (Algarve) e pelos nossos vizinhos GN Olhão (Algarve). Às 6.00 todos reunidos toca a ouvir a chamada de atletas para distribuição de iscos. Rapidamente nos dirigimos para as embarcações, Lince e Puma, de forma a arrumar tudo o material, fazer o sorteio de posições e começarmos o ritual do descasca. Arrancada para o pesqueiro sempre em amena cavaqueira e depressa chega a hora de inicio da prova (08:00). A mim desta vez calhou-me o 7 (salve aleluia salve, não me calhou o n.º1) e pescas para baixo. A prova começa muito bem para mim, na primeira hora fui sempre tirando sempre peixe e com uma cadência aceitável. Se assim o fizesse até final (se o peixe deixasse claro) teria ganho o barco, pior é que só tive peixe na primeira hora e na última.
Em acção de Pesca

A prova foi bastante renhida,  não seria de esperar outra coisa dado o nível dos atletas, e foram constante as subidas e descidas.  O peixe foi bastante inconstante, por exemplo, o Carlos Sousa (meu colega de equipa)  só teve peixe nas duas últimas horas, mas teve muito (e ainda bem)! Devido a essa escassez de peixe, a prova tornou-se bastante técnica e restava saber quem conseguia aproveitar melhor o peixe quando este aparecia. Final da prova e o grosso dos atletas estava muito equiparado, de tal forma que a diferença entre o 7º e o 2º classificado eram de apenas 100pontos!!! Eu fiz 5º do barco (em 10) com 1400 pontos e os 3º e 4º lugares fizeram ambos 1430.
Após chegar a terra toca a fazer contas, cruzando classificações da nossa embarcação e a da outra. E aí é que veio a azia!!!
O CAP Faro ficava em 2º e a Companhia dos Mares em 1º com a diferença de…1 Ponto!!! Fiquei com uma sensação que nem queiram saber! É que se eu tenho tirado mais uma safia (40 pontos) passava para 3º do barco e assim seríamos Campeões!!! Uma safia vale tanto… Agora vejam por este exemplo o quão renhida foi esta final!
O Cavaquense fechou o pódio e o GN Olhão acabou em 4º. O que é certo é que todos deram o seu máximo. A camaragem/convivio foi sempre do melhor, sempre com uns salpicos de jogadas de equipas: Segredos, truques etc etc.Parabéns aos Campeões, mereceram-no.
A minha sensação é estranha! Tou super feliz com a minha/nossa época mas (e existe sempre um mas) saber que se apanhasse UMA safia mais tinha sido campeão nacional e isso deixou um enorme amargo de boca. Resta-me agradecer a todos os atletas que participaram neste campeonato de clubes  (especialmente ao meus colega de clube) um sincero obrigado pelo convivio-camaradagem-apredizagem. Muito obrigado mesmo e um bem hajam!!!
A equipa vice-campeão nacional – CAP FARO
Valter Gago-Filipe Cintra-Carlos Sousa-Paulo Correia-José Salvador

Sem comentários:

Enviar um comentário