Para a passada semana tinha agendada duas pescas embarcadas e ambas só com sardinha. Primeiramente 5ª feira, aproveitando ter de gozar um dia de férias dos que me sobrarma de 2010, combinei com o amigo Zé Luís um pescazita por terra e sem grande pressas e stresses. Arrancada da Marina por volta da 10.00 da mantina num dia espectacular de Inverno e primeira paragem passados uns 15 minutos. Não se sentia nada de especial, acabei apenas por tirar 1 abrotea de bom tamanho. Nova poitada e mais uma vez nada. Como a maioria da tripulação pouca paciência tem para este tipo de pesca, toca a levantar ferro de novo e vamos até bem perto dum pesqueiro meu de bóia, mas mais ums vez a pesca ao sargo não se faz em 15 minutos... Voltamos para a zona da poitada 1 e como nada se passava decidimos nós jogar o dente a umas gambinhas previamente cozidas, a um panbito caseiro e a um tintol. duarnte o almoço o barco foi rodando e quando voltamos à pesca propriamente dita, este já tinha rodado uns 180ºC. Pois foi o melhor que nos podia ter acontecido, e lá foram pingando uns peixitos, entre eles 4 pargotes bem acima da medida todos devolvidos ao mar. Depois de sentir um roer diferente....zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz e vai ele. Por já ter saído um peixe-porco digo em tom de brincadeira que era outro porco ao qual levei logo com a resposta: "É um porco mas é daqueles com umas arrobas +/-...." após uns boas corrida aí estava ele, um lindo Sargo Veado! Por incrivel que pareça quando espera va na marina pelos colegas pensei para mim: "Há já algum tempo que não apanho um veado, que saudades que eu tenho...." agroa já posso dizer o verbo noutro tempo.
Aqui fica a foto do menino:
No Sabado, devido a precalços da vida pessoal, a vontade de ir à pesca não era muita mas... lá fui. Mais uma vez a sardinha mandava. A manhã mostrou-se muito má para connosco, o vento não era muito mas soprava de noroeste e a água corria de levante, condições ideias para o peixe NÃO comer. Mesmo assim à hora do almoço já tinha meia dúzia de peixes, entre eles um bom sargo legitimo. Da parte da tarde fomos para uma nova zona e aí já foi diferente. Apesar da mucharra ser mais que muita, ainda deu para todos que estavam a bordo tirar pelo menos 1 sargo legítimo. A mim calharam-me 8 e mais um pargote, foram os outros como safias, choupas e uns carapaus. O campeão do dia foi o Salvador com 11 legitimos e quase todos de boa bitola. Enfim, melhores dias virão e mais peixe também...pelo menos assim espero! Abraço

Amigo Filipe,
ResponderEliminarAcho que esse Sargo não se pode apanhar porque tem uma anilha a dizer PNSACV e está no defeso... lol ; ))
Abraço e saudações piscatórias
A anilha dizia: Forno comigo!!!
ResponderEliminarabraço