Pois é caros amigos, assim terminei a minha participação nos campeonatos de Pesca Embarcada – Região Algarve da FPPDAM por este ano. O dia começou cedo, às 6 da matina já tou eu à espera do meu colega Jacinto para o cafezinho matinal. O tempo parece não querer ajudar, pois o vento sopra com alguma intensidade e quem anda nisto sabe do que falo. Logo após o cafezinho lá vamos nós para o local do encontro, desta vez a prova é em Vilamoura. Chegando ao local à que meter a conversa em dia com o resto do pessoal conhecido. Assim chega a hora de os comissários chamarem pelo pessoal, toca a reunir, agarrar no material e siga, cada grupo para seu barco. A mim tinha-me calhado o Nautica Rio Minho, bom presságio, pois nas outras duas provas os vencedores absolutos tinham calhado neste Rodman de quase 9m. Lá nos dirigimos então para o mar. Entre preparar o material e arranjar o isco, toca a fazer o sorteio de lugares. A mim calha-me, a meu ver, o pior lugar para se pescar naquele barco, uma das laterais, mas fazer o quê? Sorteio é sorteio.
Chegados ao local, mais ou menos entre Quarteira e Faro, começa tudo a preparar o seu local com baldes, geleiras e outros tantos acessórios, nisto chega a hora de meter as pescas para baixo. O peixe parece que quer colaborar, vão saindo umas boas safias e umas choupas, o problema para alguns é que o peixe está como costumamos dizer, um pouco técnico. Após a primeira pausa estou contente comigo mesmo, tenho já uma boa quantidade e melhor ainda é que 90% do meu peixe são choupas, muitas de boa medida, que valem mais 10 pontos que as safias. Após mudar a saga continua, mas as choupas já não colaboram tanto, é altura então se "me jogar" às safias. Nisto olho e vou-me um pouco abaixo ao deparar que a ponteira está partida ao meio. Já não bastava este azar senão ter sido apenas com 15 minutos do segundo periodo, agora tenho de esperar 1h até ao proximo intervalo, ou então mudar já a ponteira, mas aí iria perder uma imensidão de tempo. Opto por pescar mesmo assim e "Seja o que Deus quiser". Mesmo com a cana assim continuo a apanhar uns peixes até ao intervalo. Afinal foi a melhor opção que podia tomar. Não perdi tempo e mesmo assim tirei peixe, menos do que teria tirado com a ponteira boa, mas nada mau. É então que vou para a popa, mas a pesca tava feita, o peixe começa a escassear cada vez mais, e a partir do meio dia então…. foi para esquecer.
Assim chegamos às 14h, hora de terminar, depressa arrancamos para terra e começamos a fazer a contagem do pescado. As pontuações são boas e muito equilibradas, o meu peixe é o ultimo a ser contado, e depois de ver as pescas dos meus adversários, pensei para mim: em 3º ou 4º fico, se as choupas me ajudarem, pode ser que faça ainda melhor. Assim que começam a medir as minhas choupas mais pequenas, começo a ficar cada vez mais entusiasmado. Afinal aqueles peixes que me têm "tramado" noutras provas por lhes faltar sempre um centimetro ou menos ainda, hoje estão do meu lado e acusam 23cm e qualquer coisa. Há um adversário que tem uma pesca muito parecida à minha, só que tem um pargo e uma bica, daí pensar que devo ficar em 2º, mas de repente quando oiço de dentro da cabine: À Campianito!!! 1330 pontos! Fiquei….. Parvo! Como podia ser? O homem com uma bica e um pargo tinha 1280 e eu 1330? Uiiii, fiquei realmente contente, depois de ouvir então pelo rádio que nos outros barcos ninguém tinha feito sequer 1200 pontos, aí pensei; Será que o maçarico aqui do Je vai ganhar isto??? Pois assim foi, ao contrário que todos esperavam, incluindo eu, fui eu o vencedor da 3ª e útlima prova do campeonato. Com isto passei do 16º da geral para 7º e assim, para o próximo ano lá estarei eu na 2ª Divisão.
Como já tinha dito noutros post’s, meti-me nestas andanças por desafio de alguns companheiros da faina e também para aprender cada vez mais, mas este final foi simplesmente ESPECTACULAR!!!! Não só ganhei uma prova, que normalmente só ganha quem anda nisto há já alguns anos, como ainda subi de Divisão. Para um maçarico como eu, que tenta dar sempre o melhor mas que nunca esquece a verdadeira essencia da FAINA, ao contrário de muitos, que mais lhe posso chamar senão: Acabar em GRANDE!!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário