No passado dia 22 de Setembro, realizou-se um encontro de pescadores na belissíma vila do Brejão, situada entre Odeceixe e a Zambujeira do Mar. O Encontro foi organizado pelo clube local mas contou com o apoio do PescaDesportiva-pt, que fez deslocar a terras alentejanas mais de 50 elementos.
Assim 6ª feira de tarde lá arranquei eu com o meu amigo Bruno. Mal chegámos, arrumámos a trouxa e siga que se faz tarde. Arrancamos em direcção ao porto de abrigo da Zambujeira para gastar uma caixa de ralos. A faina até nem começou mal, saiu uma bela Safia e uma belas Viúvas, mas passado duas horas de pesca parece que o peixe se sumiu. Por volta das 23h regressámos à base.
No dia seguinte acordamos cedo com o intuito de procurar um belo e acessível pesqueiro, mas nada, os caminhos eram mais que muitos e alguns só mesmo com um pópó 4×4. Como o único pesqueiro que conheciamos na zona estava com o acesso cortado, achámos por bem não inventar e dirigirmo-nos para outro pesqueiro conhecido na zona da Zambujeira. Ali chegados toca a meter os anzois dentro de água, o mar não era o melhor pois as águas eram lusas, mas davam para o gasto. Resultado uma dúzia de Sargotes e muito peixe devolvido. Por volta das 13h arrancámos de novo em direcção ao Brejão, de forma a nos juntarmos ao resto do pessoal. Quando chegámos deparamo-nos por belissimo porco a ser assado no espeto e a água na boca começava a crescer. Entre tanto pessoal (uns mais conhecidos que outros) toca a meter a conversa em dia, o assunto claro só podia ser A FAINA.
As pescas não tinham sido nada de especial, havendo claro quem se tivesse safado melhor, mas também o mais importante neste tipo de convivio não é o peixe. Após um excelente repasto e uma ainda melhor conversa, tive de me fazer à estrada de volta a Faro, pois quem tem miúdos pequenos (como o meu caso), tem sempre de se sujeitar às circunstâncias. Uma coisa vos posso dizer, Adorei!
Sem comentários:
Enviar um comentário