Após a iniciação do meu amigo Pinto nas fainas à bóia, chegou a altura de o meter dentro de um barco. Tudo combinado e toca a zarpar mar dentro. A bordo do Simba, barco do meu grande amigo Zé Luís Costa, O Pinto, O Miguel e o Saca estão ansiosos por um dia em cheio. Olhem que belezura de embarcação:
Chegamos à zona estipulada e tocar a sondar. Existem por aqui alguns bons pontos de pedra misturados com alguma areia e lodo, onde costumam sair umas belas safias, pargos, sargos-veados, bicas e choupas de bom calibre. O besugo por vezes também dá um ar de sua graça, mas parece que não está fácil. A sonda marca peixe mas os nossos amigos estão de boca fechada. Primeira meia-hora e duas safias a bordo, depois lá sai um pargote para animar o pessoal, mas mais 15 minutos e nem mais um peixe. Toca a levantar ferro e procurar novas paragens. Após 3 poitadas e a história repete-se, marca peixe na sonda mas não come…
Mas à 4ª poitada parece que foi de vez, começam a sair umas choupitas miudas, umas garoupas, umas safias até que……-"Pessoal deixem as pescas um pouco lá em baixo para vermos se eles se juntam", eram os besugos, e que besugos. Bem dito e bem feito, juntam-se os besugos e a pesca começa a ser LINDA!!! É cada um que até dá dó!! Besugo XXL que maravilha. Se o meu amigo Pinto já tava com vicio então agora… Depois para compor o ramalhete ainda tira uma bica. Já tá tudo contente e divertido, até dá para "matarmos" um rosé bem gelado.
Foi "uma hora há Belenenses" como costumo dizer, depois o ferro desagarrou e nunca mais foi o mesmo, mas tambéma faina tava mais que feita. Refizemos a poitada sairam mais uns peixes para compor a coisa e toca a ir almoçar. Como era dia de jogo de Portugal, iamos pescar apenas até às 15h00, escusado será dizer que com a pesca já feita ao meio dia e com uma mesa repleta de repastos caseiros, quando demos por ela já tavamos em cima da hora. A caminho de terra os sorrisos eram mais que muitos, este pessoal pode ainda não ser expert no que toca a fainas, mas no companherismo…..dão bigodes a muito boa gente. Obrigado amigos por um dia também passado.
Fiquem com a foto do meu grande amigo Pinto, o mais recém iniciado nas lides do alto-mar.
Sem comentários:
Enviar um comentário