terça-feira, 24 de junho de 2008

A estreia na 2ª

No passado fim de semana começaram as provas 2ª Divisão do Campeonato Nacional de Pesca Embarcada da F.P.Alto Mar na mitica localidade de Peniche e eu, após ter subido da 3ª Div. para a 2ªDiv, em ano de estreia total, lá fui todo contente na companhia de pessoal bem mais experiente. O clube que represento o C.P.N.D. Albufeira levou 8 atletas sendo o clube com maior representatividade neste campeonato.
O dia começa com a concentração de pessoal logo pelas 6 da matina no porto de abrigo de Peniche. Conversa acessa entre adversários-amigos de outras fainas e chega a hora de embarcar. Começa a ritual que simplesmente DETESTO, arranjar e preparar 3kilos de ameijoa congelada é no minimo detestável. Faz-se o sorteio dos lugares e pimba, outra vez uma lateral. "Mas que mal fiz eu!!!"- é o que vai na minha cabeça. O lugar que menos gosto, é sempre aquele onde tenho de inicar as provas. Nunca me calha um lugar de proa ou popa, porque será??? Mais a mais, acabei por ter ainda mais razões para não gostar deste lugar.
Pouco tempo depois de estarmos a navegar, chegamos ao pesqueiro, bem perto de terra por sinal, sensivelmente a umas 3 milhas da costa (se tanto), há que descontrair e pimba pescas para dentro de água. As pescas começam com cavalas atrás de cavalas, e uma safia ou outra para o pessoal que pescava nas pontas. Estes têm um maior raio de acção e pelos vistos começam a tirar partido disso mesmo. Depois 3 enleios seguidos, duas madres todas cortadas, que melhor começo podemos pedir?? Depois disto tudo lá tiro 4 besuguitos de seguida e a confiança começa a aumentar, só que o primeiro tempo acaba. Estarei provavelmente nos útlimos lugares neste momento, agora vou para a proa, há que recuperar. Assim foi 2º tempo e toca a a meter safia atrás de safia para o balde, intervalando com uns peixes-rei (piças) e pelo o exemplar do dia, um belo Peixe-Galo. Que beleza, nunca tinha apanhado nenhum na minha vida, e provavelmente não apanharei outro. Pena só valer 10pontos Triste…Se tivermos em conta que uma Safia com 18 cm vale 40 pontos, tá tudo explicado. Mais um tempo e toca a mudar de lugares outra vez. Começo de novo a recuperar e de repente vamos mudar de pesqueiro, fod…sss. Há pessoal que não sabe mesmo perder. Mudamos, não porque não estavam a apanhar, mas sim porque estavam a apanhar menos, mas as provas são mesmo assim. É claro que mudamos para pior, mas mesmo assim ainda apanhei qualquer coisa para "azar" de outros e nisto acaba o 3º tempo. Vem o 4º tempo e a hora da secura. Mal picava, lá saia um peixe de 5 em 5 minutos e é então que decido tentar apanhar um peixe "bonificado", pois já tinha sentido toques de peixe grande. Madres mais grossas que tenho preparadas para as provas (0.25mm), iscadas generosas e pimba lá para baixo. O peixe miudo vai ratando iscada após iscada, mas de repente e após um mamar quase que silencioso, o meu Tica Taurus começa a zunir… "Que belo peixe!", "Quer Xalavar, quer Xalavar" diz o meu parceiro do lado. E eu caladinho, apenas concentrado na belissima melodia que o meu Taurus me dava. "Epá ó chefe traga lá o Xalavar"- diz o colega de novo após 2 ou 3 minutos daquela bela sinfonia e eu a pensar "Mas eu não pedi nada" e pimba, lá vai aquele peixe belissimo, água baixo com um novo piercing. Provavelmente Dourada pelo toque, provavelmente bonificada na pontução, mas fiquei-me pelo provavelmente. A tristeza toma conta das minhas mãos, meto novo anzol, novas iscadas, mas o feeling já não é o mesmo…. e nisto toca a meter pescas para cima que chegou o fim da prova.
Após a contagem faço 4º do barco (em 8) e estou bastante contente mediante as condições. Os 3 primeiros começaram todos nas extremidades. Apanhei uma raridade e no fim quem tanto tentou ganhar da forma menos correcta acabou mesmo por ficar atrás de mim Boca aberta. São tão sabidos, tão experientes, tão armados em cagões e depois é o que se vê. Enfim…..
Chegados a terra o pessoal do clube tenta saber as classificações uns dos outros, e pode dizer-se que o CPND Albufeira mais não podia pedir. Todos os seus atletas, excepto um por puro azar, estão na primeira metade da classificação, assim:
Alexandre Dionisio (1º do barco e da geral), Gibelino Encarnação (4º) , Filipe Cintra (4º), Luís Ceia(4º), António Neves(1º), Fernando Silva(8º), José Bota(3º) e Nuno Fontainhas(4º). Um abraço especial ao Fernando Silva que com meia-hora de prova e quando já tinha mais do dobro dos pontos do 2º classificado do seu barco, cai-lhe todo o isco à água, azares que podem acontecer a todos.
Fiquem com a foto do peixe do dia. Abraço 

Sem comentários:

Enviar um comentário