segunda-feira, 29 de março de 2010

Assim até dá gosto!!!

Domingo dia 28 de Março de 2010, na agenda o XIII Concurso de Pesca de Tavira. O dia começa cedo, bem cedo, após tocar o despertador, meter vestir a roupa de "trabalho" e meter qualquer coisa no bucho, vou à janela e vejo o meu colega e amigo de clube (GCN FARO), Paulo Correia a chegar, até parecia serviço combinado com a CP. Desço com o material às costas e diz ele: "Epá tamos uma hora adiantados!" ao qual respondei: "A mudança da hora fez-te mal às ideias…" Mas afinal quem tinha razão era ele. Com os telemóveis a servirem de despertadores corremos sempre o risco de estes corrigiram a hora automaticamente e voilá, estavamos uma hora adiantados! Sem problema nenhum, dava tempo para beber o café da madrugada na maior das descontras enquanto afinavamos estratégias. No fim de contas em vez de uma hora perdida foi uma hora ganha!
Chegada a Tavira e encontramos outro colega de clube, que iria noutra embarcação. E assim se foi desenrolando a chegada do pessoal sempre na melhor disposição, pois um dia de pesca é e deve ser sempre um dia de festa. Entretanto chega o outro elemento da nossa equipa e dono da embarcação, o Luís Bento. Já tudo embarcado seguimos para o local de concentração, chegamos lá e já ia tudo "prego a fundo". "Sem stress Luís, de certeza que ninguém irá para a nossa marca!" E assim foi, chegamos ao local e tava na hora de sondar. "Olha lá tá aqui qualquer coisa agarrada ao fundo"…"olha lá esta mancha, será que é murracha (peixe pequeno)?"…"Epá belo cabeço, eles tão aqui não vês?!?!" eram as frase que mais se ouviam com o nervosismo natural de ínicio de prova. Lá fundeamos e pescas para baixo, e que mais podiamos pedir? Na primeira meia hora já estavam à bordo algumas safias, alguns besugos e melhor, 2 pargo mulatos e 1 sargo veado… A pesca continua, várias vezes deixamos de sentir peixe, o barco não se mantém no mesmo sítio devido ao vento-vaga-aguagem cada uma puxar para seu lado, mas sempre que ficamos no local onde queriamos até doía, só peixe de qualidade. ao fim de hora e pouco a hora e meia temos mesmo de retificar a poitada, nesta altura estamos animados pois já contavamos com 4 pargo mulatos, 3 sargos veados, 1 bica e um Pargo Legítimo fora os peixes do costume.
Aqui o Paulo já mostrava o que o mar nos dava de melhor
Fomos sempre apanhando uns peixes e fazendo poitadas no mesmo ponto, acho mesmo que no fim da prova devemos ter feito umas 5 a 6 poitadas, todas no mesmo local. No final da prova é que foram elas, só ouvia:"dá-lhe dá-lhe que bem precisamos"…"Olha lá o gajo já tem outro!!"…"Epá deixa o xalavar ao teu lado". É por estes momentos que todos nós pescadores embarcados esperamos, em cerca de 12 lançamentos ferrei 7 a 8 peixes, mas dentro do xalavar só ficaram 4 (é o que dá pescar muito fino) entre eles: 1 Pargo Semea, 2 Pargos legítimos, 1 sargo legítmo kileiro e outro mais pequeno(sem xalavar)… os outros, partiram ou desferraram, mas tudo peixe "bom". Pena ter sido mesmo no fim porque estava literalmente com a mão não quente, mas a escaldar!
Chegados a terra, toca a fazer pesagens, após a primeria análise a olho dava para ver que estavamos nos primeiros 3 lugares, agora a balança tiraria as dúvidas. Mais feliz estava porque entre essas 3 equipas duas eram do GCN FARO, sendo a outra formada pelo Paulo Jesus, o Valter Gago e o Fábio Paulino. Após pesagem desta equipa com cerca de 26.5kg e da nossa atingir quase os 30kg só restava verificar o peso de duas caixas de besugos da equipa local. Após os somatórios dos pesos a balança dita: Vitória Nossa!!!!!!!!!! Que bem que soube! ganhámos por uma diferença que não chegou às 200gr, mas penso que fomos premiados pela estratégia de pesca, optar por uma pesca eficaz e sobretudo a bons exemplares, no final levando à pesagens: 9 Pargos Mulatos, 8 Pargos Legítimos, 1 Pargo Semea, 1 Bica, 4 Sargos Veados, aproximadamente 18 a 20 Sargos legítimos (1 kileiro), algumas choupas com mais de 30cm e ainda as inevitáveis safias, besugos e garoupas.
Após um almoço de muito convivio, já com mulheres e filhos, segui-se a entrega de prémio e estava no fim mas uma prova, que para mim trará agora muitas e boas recordações (e saudades também)!!! Não posso também me esquecer que pesquei com um "pau" novo, uma Triana Terminator de 3m-4m que o meu amigo José Salvador teve a feliz ideia de me arranjar! Também a ele aquele abraço. 
Aqui com duas boas peças!

Sem comentários:

Enviar um comentário