Pois é meus amigos, a minha estreia na 1ª Divisão foi mesmo para esquecer!!! Em duas provas faço um 8º lugar e um 6º, o que corresponde a ter praticamente a descida assegurada.
Sábado – 5 de Junho
O dia começa com a concentração de atletas por volta das 6 da matina, cumprimentos habituais, brincadeiras e toca a embarcar. O barco do dia para mim era o "Moreira", uma traineira com um mestre 5***, Aqui fica a foto:
Rumo ao pesqueiro com o mesmo ritual de sempre, o ritual do "descasca". O sorteio dita que começarei pelo número 4, algo raro para mim. Após o ínicio, às 8:30, o peixe era pouco ou nenhum para as minhas bandas mas lá ia pontuando. Assim que se faz a primeira rotação, fico com peixe. Aí não tive mãos a medir, eram safias atrás de safias, mas começava ai a minha "desgraça", após ter pontuado bastante bem em 10-15 minutos, oiço POITADA!!!! E pronto, lá se ia por água abaixo todas as minhas expectativas de subir na classificação. Nova poitada, pescas para baixo e tinha peixe de novo mas haviam colegas que argumentaram que não tinha condições de pesca, devido a uma arte de pesca perto deles e devido a esse factor toca a fazer nova poitada. Assim passei praticamente o 2º periodo a navegar. Depois…depois é que foram elas. Nunca mais consegui dar com peixe pontuável, eram carradas de carapaus atrás de carapaus, fora as bogas. Fiz de tudo o que tava ao meu alcance, pescar fino, com chumbadas de 250gr, lançar longe, perto, pescas totalmente imóveis… mas nada mais havia a fazer, os carapaus não me largavam. Para terem uma noção, enchi um balde cheio só de carapaus!!! Resultado final: último do barco. Assim era complicado.
Domingo – 6 de Junho
De novo às 6 da matina lá nos encontramos de novo. Desta vez o barco que me tinha calhado era o insubmersível, um excelente barco mas não para a pesca. Posso dizer mesmo que foi o pior barco de pesca que apanhei em toda a minha vida, sem quaisquer condições para esta modalidade. Borda muita baixas, um piso que mais parecia que tava cheio de detergente, laterais onde não cabe um pessoa, enfim…Para terem uma ideia, quando pesquei na lateral tive de tar dentro da cabine para me conseguir movimentar! Aqui fica também a foto do barco:
A prova desta feita começava meia hora mais cedo, às 8.00. Calhava-me outra vez a popa, mas desta feita o n.º5 e mais um vez fiquei no lado errado. Fico do lado da sombra e o peixe era aos magotes mas do lado do sol. Eu a ver os meus colegas a sacar safias atrás de safias e eu apenas um ou outro peixe de 10 pontos e duas choupas (mas apenas 1 com medida). Depois de sentir a primeira safia, começo realmente a pontuar, em 10 minutos faço 6 safias e de repente: "Pescar para cima, hora de rodar". Penso para mim, a ver vamos se para onde vou continuam lá uns peixes. Quando recomeça, saco logo uma boa safia e penso: "Boa o peixe também está aqui!" Um erro completo, nunca mais as sacanas quiseram nada comigo. Desesperava por pontuar, mas não havia peixe em lado nenhum. Após isso foram poitadas e mais poitadas, pior é que muitos já tinham a pontuação composta, feita na primeira hora, e eu não!!! quando vou para o lado do sol, tinha a esperança de recuperar, mas mais uma vez, o peixe parece que tá às avessas comigo, e se no ínicio tava do lado do sol, agora tava do lado da sombra!!! No último periodo o pesqueiro é invadido por mini-besugos, com 15-16cm, e nada mais a fazer, tava a "desgraça consumada". A 3-4 minutos dos fim apanho mais uma safia e penso para mim: "Como é possível fazer alguma coisa, se a última safia que senti e apanhei foi no ínicio do 2º periodo???" Foram 3 horas e meia sem sentir uma safia, como poderia eu fazer alguma coisa de jeito? Enfim, no final de contas, e como levo isto sem stresses, foi um fim de semana muito fixe. Excelente convivio, aprendi mais algumas "manhas" e cá vou eu, evoluindo aos poucos. Tal como ouvi em Setubal, por parte de uma pessoa bastante experiente nestas andanças e que me merece o maior respeito, ainda sou novo e tenho muito tempo para atingir outros patamares! Para já a vivência pessoal foi 5*** e é a essa que dou maior peso, assim à excepção das classificações, para mim foi um fim de semana muito, mas muito bom! Até às próximas Fainas!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário