segunda-feira, 26 de julho de 2010

Noites quentes de verão...

Fim de semana de 24 e 25 de Julho, a presença de um amigo de sempre em terras do sul anteviam uma faina a condizer, e assim foi. Nuno Bento, Filipe Cintra e Paulo Correia, três pescadores de competição de alto mar, que desta vez não quiseram deixar solo firme e dedicaram-se a uma noite de puro prazer, amizade e excelente convivência. A jornada começa cedo, são 5.30 da tarde e já com tudo arrumado, bebemos um coffe. A conversa é sempre mesma, pois era DIA DE FAINA!!!
Depressa nos fazemos a caminho do pesqueiro, desta vez iamos a um pesqueiro praticamente desconhecido, para mim e para o Bento, mas onde Paulinho já pescou muitas vezes. No final, as suas dicas, iriam revelar-se de enorme importância.
Chegados ao local, arrumamos/preparamos o material e toca a meter as bóias de molho. Nas mãos tinha material a testar, uma cana com algumas alterações e um carreto novinho em folha que espero que aos longo dos tempo me vão dando algumas alegrias. O Paulo só mais tarde se juntaria pois preferiu aproveitar os últimos raios de sol do dia, e fez bem pois o peixe só mais tarde entraria como deve de ser. Entretanto nós lá íamos explorando o pesqueiro. Eu começo a apanhar umas viuvas, uns sargotes pequenos e zzzzzzzzz: "Elá qu’é isto???!". Carreto novo e é estreado logo com esta cantoria.!.!.!. Após um luta engraçada lá vejo o que é, um Peixe Porco mesmo à medida duns belos filetes. Após isto, o mar cresce um pouco e não deixa pescar no mesmo local. O Paulo aparece com um café maravilhoso e uma fatia de bolo ainda melhor. Lá continuamos a nossa busca e o sol já lá vai. O"algum" vento que se fazia sentir decide também ele ir dormir, já só faltava o peixe entrar a sério…. O Paulo junta-se de vez a nós e toca a encontrar os malandros que teimam em não colaborar. Passados uns 20 a 30 minutos sem um toque sequer, vejo o Paulo a trabalhar qualquer coisa, dirijo-me perto dele para saber se era o que procurávamos. Era mesmo, dou meia volta e vou junto do local onde se encontra o Bento de forma a dizer-lhe para vir para o mesmo sítio. Já os três no mesmo local, começa então a festa. Peixe após peixe, lá vamos compondo as geleiras sempre com umas picardias saudáveis, próprias de pescas realizadas entre amigos. Numa altura em que o peixe perdeu a cadência, decido explorar outra zona de forma a ver se o peixe se tinha deslocado. Após 30 segundo de espera…zzzzzzzzzzzzzzzzzzzz e mais zzzzzzzzzzzzzzzzz e outra vez zzzzzzzzzzzzzzzzzz. O Bento apercebe-se e pergunta se vou precisar de Xalavar ao qual eu respondo: "Não, este vais tu lá abaixo tirá-lo à mão" mas quando o peixe começa a deixar fazer alguma coisa…."Olha caga nisso que já se foi embora!" Era um belo peixe, aqueles que apelidamos de BURROS!!!! Nos arranques iniciais que fez, levou mais de 50m de linha….Enfim, o amrgo de boca fica sempre mas toca a reparar a pesca perdida e siga. A cadência já não era a mesma mas foi sempre pigando um peixe aqui e outro ali. Resumindo e concluindo, foi uma noite espectacular, apesar de muito cansativa, entre amigos que sabem como proporcionar momentos daqueles que ficam connosco para sempre. Fica a foto de "alguns" peixitos:

Sem comentários:

Enviar um comentário